21 de janeiro de 2014

Set up – Calibração do Home Theater

A importância da correta instalação e ajuste dos equipamentos para dar a você a melhor experiência de áudio e de vídeo

setupInvestir em bons equipamentos de áudio e vídeo não é o suficiente para garantir que você tenha, com certeza, a melhor qualidade possível de som e de imagem. Para isso, é necessário que cada um desses equipamentos seja corretamente instalado e ajustado, de forma a extrair o máximo em desempenho que cada um deles – receiver, processador, amplificadores, caixas acústicas, subwoofer, projetor ou TV – é capaz de proporcionar.

Christian Abdou, Líder de Desenvolvimento da Som Maior, esclarece que todo o set up e seu resultado também dependem do projeto e da sua execução para que o cliente tenha o melhor que os equipamentos podem proporcionar.

setup1“Deve ser analisado o tamanho da sala para ajudar a definir o porte apropriado de cada caixa acústica e a potência da amplificação necessária para a obtenção dos resultados desejados. Todos os equipamentos devem estar dispostos da forma correta, respeitando os espaços laterais, a profundidade e a altura para permitir uma boa ventilação para que possam trabalhar com a temperatura correta. Isso tudo é feito na fase de execução do projeto”. Christian lembra ainda que isso vale para os equipamentos eletrônicos, mas não para as caixas acústicas, que terão seus lugares precisamente definidos durante a fase de set up.

“Muitos arquitetos entendem isso, mas alguns são resistentes, pois acreditam que o simples fato de colocar um disco e ouvir o som e ver a imagem já indica que está tudo bem, mas não é assim. Os ajustes se fazem necessários para trazer toda a magia da música e dos filmes até o cliente, e para isso você tem que respeitar vários critérios”, completa.

Para chegar a esse resultado, Christian explica que o instalador precisa ter o cuidado de reservar um tempo após toda a instalação pesada e, com calma, voltar à casa do cliente e ajustar o processador ou receiver para obter o correto sincronismo entre som e imagem, o ajuste do crossover de acordo com a capacidade de reprodução de frequências das caixas, o ajuste da distância entre estas e o local onde ficarão os ouvintes e o nível relativo de volume de cada caixa e do subwoofer em relação a esse local. Enfim, é a sensibilidade do instalador que vai fazer com que o som e a imagem fi quem perfeitos. Quanto à imagem, é preciso fazer um cuidadoso ajuste fi no nos vários ajustes da TV ou projetor, como nível de preto, gama, contraste, brilho e saturação das cores para obter uma imagem que retrate fielmente aquilo que foi idealizado pelo diretor do filme ou espetáculo.

Christian ressalta que não é só um trabalho técnico. É preciso ter olhos e ouvidos sensíveis. Ele compara o set up de um sistema de home theater ao de um carro da Fórmula 1. “O computador, ao determinar certos valores para o motor, está informando que hipoteticamente eles proporcionarão os melhores resultados que teremos na corrida. Mas por que então no fi nal eles ainda entregam o carro nas mãos do piloto? Isso é feito para ele verificar se realmente o carro está acertado do jeito que ele quer. É o toque final humano. Isso é algo que todo profissional precisa desenvolver. Ele pode ter aprendido a inserir os dados, mas precisa ter aquela sensibilidade para perceber, para ouvir e ver se no final tudo está de acordo com o que ele espera. Se ficar bom para esse profissional, com certeza o cliente vai receber o resultado com alegria”.

No caso de equipamentos que deveriam ser iguais e, consequentemente, o mesmo set up, Christian lembra que, como podem ter pequenas variações de um produto para outro, isso torna recomendável uma verificação e, eventualmente, um reajuste.

Devido à necessidade de toda essa capacitação e cuidados o trabalho de set up chega a representar de 10 a 15% em relação ao valor dos equipamentos. Esse é um investimento que, com certeza, vale a pena ser feito quando pensamos no valor total gasto para criar um sistema de home theater, que só fi cará perfeito com um trabalho bem executado.

Um Comentário em “Set up – Calibração do Home Theater

Ismael Brasilino
22 de agosto de 2016 em 20:13

Boa noite Christien Abdou, parabéns por seu comentário, e por buscar a perfeição em set up de Home Teather, gostaria de aprender mais com você, caso tenha vídeos ou algum material para que eu possa estudar serei grato. Grande abraço,

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *