2 de setembro de 2016

Bowers & Wilkins e BMW juntas em um grande projeto

Empresa britânica desenvolveu o Diamond Surround Sound System exclusivamente para o novo modelo Série 7 da montadora alemã

Grandes marcas se tornam ainda maiores com grandes parcerias. E foi isso o que aconteceu com duas gigantes, uma no ramo automobilístico e outra no áudio high end. A BMW e a Bowers & Wilkins (B&W) aproveitaram seu know how para criar o projeto do ano: BMW Série 7. O carro da montadora alemã teve seu lançamento neste ano em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e faz parte da sexta geração do sedã de luxo. A linha existe desde 1977 e, na época, foi percussora dos freios ABS e computadores de bordo.

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O BMW Serie 7, mesmo com pouco tempo de mercado, já conquistou o título de carro mais luxuoso de 2016 e é indicado para os amantes de conforto, inovação e tecnologia. Possui quatro lugares com ajustes elétricos, acabamentos em couro e madeira e é classificado como um flagship car – carros topo de linha das montadoras incorporando o que elas têm de melhor em performance, luxo e tecnologia. Além disso, é 130kg mais leve que os outros carros das mesmas dimensões BMW devido ao composto de polímero e fibra de carbono utilizado na construção da carroceria. Treze dos 25 atrativos incorporados ao veículo são inéditos no segmento automotivo. Um dos exemplos da tecnologia aplicada nesse carro de luxo é poder estacioná-lo sem estar dentro do veículo.

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Desde o início do desenvolvimento do sistema de som para a linha BMW Serie 7, as equipes das duas empresas trabalharam lado a lado para definir a localização ideal dos alto-falantes, algo, segundo o chefe de engenharia da B&W, Stuart Nevill, fundamental para conseguir um sistema de áudio de alto nível. “Trabalhamos durante todo o processo de desenvolvimento de engenharia com os engenheiros da BMW para proporcionarmos orientação a respeito da montagem dos alto-falantes nas portas, no painel de instrumentos e sob os assentos frontais.”

No “Diamond Surround Sound System”, nome dado ao sistema, foram utilizados alto-falantes presentes nas linhas de produtos para uso doméstico da B&W. “Usamos linhas de produtos com cone de Kevlar, que viemos refinando nos últimos 25 anos no Steyning Research Establishment para obtermos um som preciso e livre de distorções e que funciona muito bem no ambiente interno de um carro”, explica o engenheiro. A tecnologia Nautilus, derivada da icônica caixa acústica do mesmo nome, evita que colorações indesejáveis cheguem ao tweeter com domo de diamante usado nas caixas acústicas da Série 800 Diamond, utilizadas em muitos estúdios de gravação em todo o mundo, está agora presente pela primeira vez em um automóvel.

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Apesar de o BMW Série 7 contar com a mesma tecnologia aplicada ao uso doméstico, foram utilizadas telas acústicas de aço finas e rígidas para assegurar a proteção dos alto-falantes contra danos. Seu padrão de orifícios, criado a partir da equação matemática Fibonacci, garante não apenas que eles não limitem a passagem do som dos alto-falantes, mas tenham também uma bela aparência. “Em um automóvel, sabemos que as posições dos alto-falantes, assentos, materiais de acabamento e seu ambiente geral não sofrem mudanças. Isso significa que aquilo que você ouve como um usuário é exatamente igual ao que aprovamos ao final do processo de desenvolvimento”, esclarece Nevill.

Na opinião do chefe de engenharia, a criação do tweeter com domo de diamante foi o avanço mais significativo em desempenho nas altas frequências dos últimos 20 anos. ”Os materiais de cone mais comuns, como o alumínio, começam a encurvar e flexionar perto dos seus limites. Sua distorção física se transforma em distorção audível, o que torna o som áspero e desconfortável. Nosso domo de diamante é formado sinteticamente em condições de laboratório para que seja fino, porém rígido e leve – três vezes mais rígido do que o alumínio, mas também consideravelmente mais leve”, revela.

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Além do Diamond Surround System da Bowers & Wilkins, o BMW Série 7 é o primeiro carro que traz uma revolucionária central multimídia, basta girar o dedo para a direita ou para a esquerda para aumentar ou reduzir o volume do som. E mais: caso você queira trocar de estação ou faixa musical que está sendo reproduzida em seu CD player ou pendrive, basta apontar os dedos indicador e médio simultaneamente e movimentá-los para cima ou para baixo. Tudo isso faz do BMW Serie 7 uma verdadeira vitrine de tecnologia em construção de carros e eletrônica embarcada.

Entretando, o mais importante, na visão do chefe de engenharia, não é a quantidade, mas sim a escolha de materiais e o seu posicionamento no interior do automóvel.

 

FICHA TÉCNICA DO SISTEMA DE SOM:

16 alto-falantes, sendo:

  • 02 tweeters Nautilus com cone de diamante
  • 04 tweeters Nautilis com come de alumínio
  • 07 midranges de 4” com cone de Kevlar
  • 02 subwoofers de 8 1/5” com cone Rochacell

Amplificação:

  • Amplificador Classe D de 1.400W de 10 canais.

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