21 de outubro de 2016

Automação Residencial – O que você precisa saber? (Parte 5)

(Clique para visualizar a “Parte 1“, “Parte 2“, “Parte 3 e “Parte 4“)

QUEM PODE AJUDAR?

Se você acha esse processo bastante complexo e ainda não tem segurança para fazer suas escolhas, há dois personagens que podem ajudá-lo. O primeiro é o arquiteto ou engenheiro responsável pelo projeto da construção ou reforma. Se, ao escolher esse profissional, você verificou que ele tem experiência com automação residencial, estará muito bem assessorado: ele poderá encaminhá-lo através do processo de forma clara, maximizando os benefícios e reduzindo os desperdícios. Provavelmente, também contará com parceiros que o ajudarão, garantindo um fornecimento dentro das expectativas e verbas informadas.

544944c844e94

Já se o arquiteto não demonstrar tais competências (e achar que automação é um assunto para ser discutido no final da obra), contrate um consultor. Este profissional o ajudará a responder a essas perguntas, conversará com o arquiteto (para que os benefícios da automação possam fazer parte do projeto arquitetônico) e lhe indicará fabricantes que melhor se adaptem aos seus requisitos (inclusive a verba).

Ele ainda poderá lhe indicar integradores, ajudá-lo a analisar as propostas e até supervisionar a instalação do sistema. O consultor é pago para que você tenha a melhor solução possível. Ele não tem interesses comerciais com um ou com outro fabricante ou integrador e representará seus interesses a todo instante.

Concluindo: a automação é inevitável! Esteja preparado para ajudar a definir a melhor solução para as suas necessidades presentes e futuras. Bom proveito!

Fonte: Revista Áudio & Vídeo – 138

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *