28 de outubro de 2016

TV Ultra HD 4K: Afinal, são todas iguais?

Muitos de vocês já devem ter se perguntado: como as TVs reproduzem as cores que encontramos na natureza? Desde a época das antigas TVs de tubo até os mais recentes lançamentos, a imagem é formada através de pequenos pontos vermelho (Red), verde (Green) e azul (Blue), normalmente conhecidos como RGB. Estas são as três cores primárias aditivas, a partir das quais consegue-se decompor todas as cores que vemos nas TVs e no cinema. E por que são chamadas de cores aditivas? Porque pela característica das TVs estes pontos emitem luz e a soma das três cores em igual intensidade resulta na cor branca (veja ilustração abaixo). De maneira oposta, a ausência das três cores resulta na cor preta, obtida quando os três pontos estão totalmente apagados.

rgb

Se olharmos com lupa um painel de TV veremos diversas fileiras de pontos coloridos. Cada fileira é composta de uma sequência de pontos RGB. Para compreendermos melhor o que significa resolução em uma TV, a partir de agora cada conjunto de três pontos RGB será chamado de Pixel.

pixel

As TVs Full HD possuem 1.920 pixels em cada linha horizontal e um total de 1.080 linhas (1.920 x 1.080), totalizando 2.073.600 pixels. Imagine sua TV como um grid contendo linhas e colunas. A imagem Full HD possui 1.080 linhas e 1.920 colunas.

Na tecnologia 4K ou Ultra HD a quantidade de pixels aumentou para 3.840 horizontais e 2.160 verticais (3.840 x 2.160), totalizando 8.294.400 pixels. É uma resolução ligeiramente menor que os 4.096 x2.160 pixels exibidos nas telas de cinema (chamada de Cinema 4K).

Portanto verificamos que as TVs Ultra HD possuem aproximadamente 8 milhões de pixels contra 2 milhões das TVs Full HD, uma resolução 4 vezes maior!

Os fabricantes de equipamentos decidiram chamar esta nova tecnologia de Ultra HD ou 4K Ultra HD.

4k

E o que ganhamos com todos estes milhões de pixels extras? Maior nitidez e mais capacidade de exibir detalhes, principalmente em telas grandes. O resultado é uma imagem incrivelmente nítida que nos dá a impressão de estarmos olhando por uma janela ao invés de assistindo TV.

tela

Ouve-se falar há bastante tempo sobre a resolução 4K, mas nos últimos 2 anos este avanço transformou-se em um importante padrão para o mercado de cinema e TV. A maioria dos filmes já é captada em câmeras 4K. Muitos cinemas no mundo inteiro dispõem de projetores 4K. Emissoras de TV estão substituindo seus equipamentos por similares 4K. Já estão disponíveis duas marcas de aparelhos reprodutores Blu-Ray 4K com uma oferta bastante razoável de mídias Ultra HD e tendência de forte expansão  nos próximos 2 anos. Netflix e Amazon oferecem algumas séries e filmes em 4K e a Rede Globo também adotou o 4K, oferecendo algumas séries em seu aplicativo Globo Play disponível nas Smart TVs 4K atuais. Nos Estados Unidos já existem operadoras de TV a cabo oferecendo decodificadores 4K e disponibilizando alguns canais com conteúdo 4K.

Outra vantagem das TVs 4K é que elas permitem ao espectador sentar-se mais próximo à tela sem o incômodo de distinguir os pixels da TV, transmitindo maior sensação de imersão. Ou manter a distância atual e adquirir uma TV maior. Há também uma maior sensação de profundidade nas imagens. Se a distância para a TV for muito grande ou a tela muito pequena, a diferença não será tão perceptível.

utra hd

 

Tecnologia dos Displays

pixel explicado

A tecnologia mais comum das telas de TVs é chamada de LCD (Liquid Cristal Display). Utiliza um painel de cristal líquido colorido, contendo um grid no padrão RGB. Este painel é retro iluminado através de LEDs e possui a capacidade de permitir ou bloquear a luz através de cada um dos pequenos pontos RGB.

Recentemente surgiram painéis LCD WRGB utilizando um ponto branco para formar o pixel. No entanto, ao invés de utilizar quatro subpixels RGBW em cada pixel, estes painéis compartilham um ponto branco para cada dois conjuntos adjacentes de pixels. Três em cada quatro pixels tem uma de suas cores primárias substituídas por branco (White), formando RGB-WRG-BWR-GBW. Significa que em uma TV LCD LED RGBW de 3.840 x 2.160 pixels, cada linha horizontal possui apenas 2.880 subconjuntos (pixels) capazes de reproduzir a totalidade das cores, 25% menos que as telas RGB.

Alguns experts alegam que os painéis LCD RGBW não atenderiam as especificações para TVs 4K, gerando discussões sobre as certificações dos mesmos. Na prática, testes mostram que a resolução, cores e uniformidade do preto foram prejudicadas.

tv lcd rgbw

TV LCD RGBW

tv lcd rgb

TV LCD RGB

Após medições o balanceamento de tons de cinza, tonalidade das cores e curva de gama resultaram abaixo do desejado. Repare nas fotos abaixo que a tela RGBW é incapaz de reproduzir pontos individuais brancos e pretos alternados.

rgb

RGB

rgbw

RGBW

O propósito de uma TV RGBW LED LCD é confuso. Sim, ela pode apresentar 3.840 pixels na horizontal e 2.160 pixels verticalmente (embora não os dois ao mesmo tempo), mas isso não vem ao caso. O efeito de diluição do subpixel branco causa danos irreparáveis à fidelidade de cores: ao tentar encaixar sinais de vídeo RGB em uma matriz RGBW de forma compartilhada, informações de cor são perdidas e os usuários nunca serão capaz de desfrutar os filmes da maneira pretendida pelo diretor. TVs com painéis LCD LED RGBW podem até ser um pouco mais baratas, porém os usuários vão pagar o preço final sob a forma de qualidade de imagem comprometida.

Portanto, ao comprar sua nova TV 4K, tenha cuidado com painéis LCD RGBW para não frustrar seus sonhos de uma imagem perfeita. Faça uma boa escolha e se tiver acesso a mídias 4K, aproveite as incríveis imagens que as TVs de última geração irão lhe proporcionar.

Texto: Jean Rothman

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *