23 de novembro de 2016

Projetores high end (existem diferenças?)

De todos os nossos sentidos, com certeza a visão é aquele que julgamos o mais importante, o mais indispensável, não imaginamos nossas vidas sem ela.

Naturalmente, do ponto de vista musical/emocional é a audição o sentido soberano, especialmente para os melômanos e audiófilos, pois é este que nos permite sentir e sonhar como quando estamos ouvindo uma música que nos é particularmente tocante ou bela, muitas vezes com os olhos fechados, para sentirmos melhor o som e mergulhar na interpretação ainda mais…

Mas experimentemos, em um desatino sádico, perguntar a uma pessoa qualquer qual o sentido que lhe é primordial, o mais útil e essencial para a sua vida, o último que aceitaria abdicar, e a resposta será quase unânime: a visão!

E se este é o nosso sentido mais caro, aquele o qual não podemos prescindir, que está tão presente em nossas vidas real e virtual, em telas de computadores, em tablets, celulares, nas TVs e projetores de nossas casas, por que vemos tantas vezes, em tantos sistemas, equipamento de áudio de ótima qualidade e desempenho, escoltados por caixas acústicas excelentes, enquanto na parte de vídeo encontramos projetores medíocres, equipamentos emprestados do segmento corporativo fazendo o papel principal, ou seja, o de formar e apresentar imagens na tela grande?

Enquanto hoje é difundido e aceito, principalmente entre os mais leigos, de que as caixas acústicas são os elementos principais para uma excelente reprodução de áudio, proporcionalmente muito menos consumidores e mesmo profissionais do ramo reconhecem ou entendem a importância do projetor. Isto acontece por conta de vários conceitos incompreendidos, de especificações técnicas sobrevalorizadas e principalmente pela falta de experiência pessoal com projetores high-end.

Visualização do conjunto gerador de imagem dos projetores SIM2 C3X

Visualização do conjunto gerador de imagem dos projetores SIM2 C3X

Tenho visto muitos sistemas de Home Theater com equipamentos de áudio de excelente qualidade ligados a projetores comerciais, comuns, equipamentos originalmente desenvolvidos para apresentação de negócios, com gráficos e figuras estáticas. Esses equipamentos normalmente possuem uma alta luminosidade, pois foram projetados para apresentações e ilustrações em ambientes com muita luz.

Essas salas de reuniões em nada relembram o que procuramos recriar em nossas casas, qual seja uma sala de projeção de cinema, com pouca ou nenhuma luz onde se busca a imersão no filme e a interação total, entrar naquele mundo virtual e imaginar que é real, que fazemos parte da ação que está se desenvolvendo na tela.

Quando da escolha de um projetor, muitas vezes o consumidor acredita, ou é levado a acreditar, que o importante é a resolução do equipamento, a luminosidade total (quantos ANSI lúmens) e a taxa de contraste especificada. Este último item tem sido excessivamente explorado e fantasiosamente aumentado! Taxas de contraste de  até 1.000.000 : 1 são especificados para equipamentos de performance sofrível e artificial, mesmo no próprio desempenho de contraste.

Mais do que a taxa medida, normalmente efetuada com métodos que não se assemelham ao modo como nossa visão natural se comporta, a gradação dos níveis entre o branco total e o máximo preto é que é o fator realmente importante. Mas esse aspecto normalmente não é facilmente medido ou compreendido e comumente completamente ignorado.

Outro ponto muito discutido e desejado, é que o projetor seja “full HD”. Hoje, a definição full  HD  é  de 1980 x 1080 pixels, ou  seja,  1980  pontos  horizontais  por 1080 pontos verticais. A quase totalidade dos projetores produzidos hoje é full HD (também chamado 2K, pois o futuro bem presente já tem máquinas 4K).

Representação gráfica do funcionamento do sistema Alpha Path

Representação gráfica do funcionamento do sistema Alpha Path

Mas isto é realmente importante? Novamente a resposta é um grande  NÃO!

A qualidade intrínseca do produto e de todas as tecnologias envolvidas em seu projeto e fabricação são muito mais importantes do que a resolução em si. Vi muitos projetores de um excelente fabricante, mas de resolução “apenas” 1280 x 720, dar “surra” na comparação em projetores concorrentes full HD. Imagens muito mais naturais, líquidas, suaves e envolventes… Vejam, não estou aqui negando ou negligenciando o fator resolução, apenas enfatizando que projetores distintos com resoluções iguais apresentam desempenhos vastamente diferentes devido a outros fatores, normalmente mais importantes do que a resolução do painel de  pixels.

Então, como se guiar, como escolher um projetor à altura do seu precioso sistema de som? Simples, faça questão de ver e comparar as diferenças de imagem entre um projetor comum, comercial, e a gerada por um de marca especializada em projetores para home theaters, de uso residencial, com vasta experiência em todas as tecnologias disponíveis e várias opções entre equipamentos DLP, LEDs, Single Chip ou Triple Chip, 2D ou 3D.

Fabricantes especializadas em projetores para Home Theaters, como a italiana SIM2, desenvolveram ao longo da sua história produtos que apresentam imagens uniformes na tela, com cores cheias e vibrantes, sem artifícios digitais, usando lentes de alta qualidade e tecnologias exclusivas para proporcionar a melhor experiência em cinema que se pode ter em casa.

Procure a empresa que ofereça a maior opção de equipamentos em demonstração e você descobrirá facilmente as diferenças. Cores naturais, ausência de grãos e serrilhados na imagem, gradações sutis nos tons de cinzas, “brancos” sem superexposição e “pretos” profundos, a combinação destas qualidades é que lhe trará a sensação de ter um cinema real em casa, e não apenas uma TV grande!

Veja, compare e comprove: a diferença é gigantesca!

 

Texto: Luis Assib Zattar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *