27 de janeiro de 2017

Conforto para os Olhos e o Pescoço

Sabia que quando uma TV é colocada na altura errada, pode trazer sérios desconfortos? O mais comum é o estresse na região do pescoço, semelhante ao de quem senta na primeira fila do cinema. Mas há também a questão da distância entre a tela e o sofá, que pode provocar cansaço visual. Os efeitos variam para cada pessoa, especialmente com o avançar da idade, mas uma tela mal colocada, ou de tamanho desproporcional, pode comprometer todo o investimento.

tvs

Nas TVs 4K, não se nota tanta diferença porque é quase impossível enxergar os pixels que formam a imagem, mesmo olhando de perto. Mas quando a imagem é HD ou Full-HD, calcular bem a distância passa a ser crucial. Uma boa calibragem de vídeo, feita por um profissional especializado, pode amenizar esses efeitos, controlando com mais precisão o nível de brilho de acordo com a luminosidade ambiente.

Para saber a melhor distância de visualização, sugerimos dividir 6,6 a distância entre sofá e TV. O resultado será o tamanho de tela ideal para assistir às imagens sem causar fadiga visual.

tvs2

tvs3

Dica: Antes de adquirir uma TV, é importante verificar onde será instalada. A altura correta é essencial; quando muito alto, deve ser montado em suporte que permita inclinação. Na ilustração acima, a escolha do tamanho deve ter feita de acordo com a distância em relação ao sofá.

 

Fonte: Revista HomeTheater e CasaDigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *