29 de setembro de 2017

Brothers in Arms – 32 anos: Dire Straits e o marco de uma nova tecnologia, o CD!

Dire-Straits-Reprise

 

Gravado em 1984, e lançado em 85, o quinto álbum da banda inglesa Dire Straits foi um marco na história da música moderna. Aliás, não só para a música, mas para toda a indústria e para o mercado tecnológico. O disco foi um dos primeiros a serem lançados em um mídia diferente. Foi o início da era dos Compact Disc, ou seja, o CD chegou ao mercado e mudou a forma como consumiríamos não só música, mas trouxe uma nova plataforma para todas as mídias que conhecemos até hoje.

Mas, retomando a história da banda, inovação não era algo que ficou apenas no lançamento em um novo suporte tecnológico. Liderados pelo vocalista e guitarrista, Mark Knopfler, a banda sempre buscou uma abordagem mais elaborada para suas músicas, desenvolvendo suas melódias, e neste álbum – Brothers in Arms – a crítica e os fãs reconheceram o amadurecimento sonoro e de produção que a banda alcançou, se tornando uma das maiores vendas da história da música, na Grã Bretanha, aliás, o disco passou três meses liderando a vendagem naquele ano. Inclusive, se tornando o primeiro CD da história a alcançar a marca de 1 milhão de cópias vendidas.

O sucesso do disco também deu margem para explorar a criatividade de Mark, e que posteriormente pôde ser visto em suas trilhas para filmes e peças de teatro, assim como em sua carreira solo, inclusive, sendo essa vontade de seguir em carreira solo que culminou com o fim da banda, em 1995.

Apesar das mudanças de formação e direcionamento sonoro, o Dire Straits seguiu entregando ótimos discos até o fim das atividades da banda, e apesar da carreira solo do seu líder, seu nome e o da banda andam ligados, e continuam vivos na memória dos fãs até os dias de hoje. A banda segue sendo lembrada pelas grandes melódias, grandes produções e hits que ficaram marcados na história da música pop mundial até hoje.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *