8 de agosto de 2016

Projetos arquitetônicos trazem o máximo de realismo para o cinema em casa

As salas personalizadas de áudio e vídeo high end da Eduardo Garcia Arquitetura e Interiores

O cinema em casa passou a ser um dos entretenimentos de maior preferência na atualidade. Poder curtir os filmes preferidos junto com a família é uma tendência que veio para ficar. Mas para que essa experiência seja sempre prazerosa, é essencial que o projeto proporcione – além da qualidade de áudio e vídeo – conforto e iluminação adequada. “Nos projetos arquitetônicos high end são levados em consideração: o ambiente, o seu propósito, o perfil das pessoas que irão frequentá-lo, a sua acústica, a iluminação e o posicionamento do nascer e pôr do sol, entre outros fatores que influenciam a composição de um ambiente preparado para audição sonora ou sala de cinema”, explica Eduardo de Assis Garcia, arquiteto de Cuiabá, Mato Grosso.

Untitled-7

Sala de estar/cinema com caixas acústicas B&W, eletrônica Rotel e projetor SIM2

O escritório começou a receber pedidos de projetos voltados para comportar sistemas high end há três anos. E para atender a esse novo mercado, foi necessária muita atualização, além de consolidar parceria com uma empresa especializada na tecnologia em Cuiabá, que projeta e executa sistemas de áudio, vídeo e automação em todo o Estado. Eduardo conta que com essa tendência o escritório está atualmente em constante aprendizado e também recebendo assessoria específica. Desta forma, consegue, a cada novo projeto, oferecer diferenciais e surpreender os clientes.

Para atender a esse nicho de mercado o escritório realiza estudos diferenciados, tendo como ponto de partida o espaço para implantação dessa tecnologia e o tipo de equipamento que o cliente vai usar. “Cada caso é exclusivo. Mas em todos sempre avaliamos se os ambientes serão interligados (varanda, gourmet e home theater), a fim de antever todos os percalços, eleger as prioridades e prepará-los para a passagens dos cabos de áudio, a instalação elétrica e as condições acústicas, sem nos esquecermos de conciliar a estética e a decoração”, revela Eduardo.

Untitled-8

Eduardo de Assis Garcia, Arquiteto

Uma das principais exigências dos clientes é que o projeto arquitetônico valorize o design e a performance/funcionalidade do sistema de áudio e vídeo high end, sem desvalorizar a decoração do seu ambiente. Por isso, em cada caso ainda é necessário prestar atenção à infraestrutura para que o projeto arquitetônico ofereça pleno funcionamento. Para atender a essas exigências o escritório se baseia na necessidade e no perfil de cada cliente, a fim de equilibrar o ideal com o funcional, personalizando cada projeto sem esquecer de conciliar aspectos técnicos como distanciamento ideal entre as caixas acústicas e seu posicionamento no ambiente, dimensionamento do ambiente, condições acústicas e de iluminação, a quantidade de aberturas e as cores. Tudo é minuciosamente avaliado para que o sistema de áudio e vídeo high end apresente a melhor performance.

Para atender aos pedidos um projeto precisa também estar de acordo com a disponibilidade do cliente. “Cada caso é um caso. Depende do cliente, da sua disponibilidade financeira, da maleabilidade do mesmo em deixar o profissional à vontade para criar e apresentar novas possibilidades. Mas sempre tentamos driblar os problemas ao máximo, seja ele financeiro ou a pouca flexibilidade, a fim de apresentar o melhor resultado possível.” Apesar dos entraves o diferencial do escritório é oferecer ao cliente o que há de melhor no mercado para que o resultado final do seu projeto seja sempre satisfatório.

 

Fonte: Revista Som Maior – Ano 02 – Edição 04 – Maio 2013

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *