16 de novembro de 2016

Como posso controlar minha automação residencial?

A modernidade está cada dia mais presente nos lares dos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial, é estimado que mais de 1 milhão de residências já possuam alguma ferramenta de automação no Brasil.

starvei 01

Com um mercado crescente por oferecer comodidade, economia e segurança, as formas de operar uma casa inteligente estão cada vez mais amplas e simples, podendo ser personalizadas para atender às necessidades de cada usuário. E no post de hoje, iremos te mostrar algumas das opções que se encontram atualmente no mercado para controlar a automação residencial. Descubra a seguir!

Como controlar automação residencial

1. Dispositivos móveis

A forma mais prática e utilizada atualmente na automação residencial é a via dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A facilidade de uso, estando com todos os recursos sempre ao alcance das mãos, é algo incrível para o usuário, capaz de controlar luzes, portas, janelas, e tudo o que a sua necessidade desejar com apenas alguns cliques em aplicativos desenvolvidos especificamente para isto, com visual moderno e intuitivo.

Um grande atrativo do controle móvel é a possibilidade de operar sua casa à distância, em qualquer parte do mundo, necessitando apenas de aceso à internet. Vários dispositivos podem ser configurados para a operação de uma mesma casa, possibilitando a todos os integrantes da família controlar aquilo que desejar.

Para que não haja limitação quanto ao controle por pessoas externas, uma opção interessante é anexar um tablet em algum ambiente comum, possibilitando que qualquer membro da casa opere suas funcionalidades.

2. Botões inteligentes sem fio

Outra opção muito interessante para o controle residencial é o botão inteligente sem fio, também conhecido como Push. Os botões de tamanho e forma discretos podem ser anexados em qualquer parte da residência, seja próximo ao sofá, seja nas proximidades de portas ou onde o usuário desejar. Colocados de forma individual ou em conjuntos, em pequenos painéis chamados de espelhos, esse botão é capaz de controlar diversas funções na residência, como equipamentos eletrônicos, cortinas e persianas ou ferramentas externas, presentes no jardim, por exemplo.

Um atrativo do Push é que cada botão pode controlar não apenas uma tarefa, mas ser configurado para atuar sobre um conjunto delas. Um único comando pode controlar a iluminação, janelas, portas e outros aparelhos simultaneamente, preparando tudo com um único toque para assistir a um filme ou preparar um outro ambiente. Além disso, a disponibilidade de comandos torna-se ainda maior pela possibilidade de configurar funções para toques curtos ou prolongados, fazendo com que um único botão realize duas operações distintas.

3. Cabeados

De forma similar a modelos tradicionais de comando residencial, há a opção por controladores que utilizam cabos. Um único painel pode ser responsável pelo controle de toda a residência, mas diversos podem ser instalados de forma a atender da melhor maneira às necessidades dos usuários.

A vantagem desse tipo de estrutura está na resposta mais rápida para os comandos exercidos. Por outro lado, a instalação de cabeamentos é mais trabalhosa, requerendo em alguns casos alterações na residência.

De maneira geral, todas as opções de controle para a automação residencial são ferramentas altamente inovadoras, e que hoje se encaixam adequadamente no perfil de todas as pessoas, sendo para exercer tarefas mais simples ou um conjunto de outras de maior complexidade.

Qual das opções de controle para automação residencial achou mais interessante?

 

Fonte: Starvai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *