12 de dezembro de 2016

Conversor Meridian Ultra DAC

Vários fatores determinam o desempenho de uma reprodução musical, desde a qualidade da gravação até o estágio final da acústica, que inclui caixas e sala. Mas um item em particular é responsável por grande parte do detalhamento presente na música. Trata-se do conversor digital para analógico (DAC), que recebe sinais de fontes digitais, como CD-transporte, media player, computador etc., e os transforma em analógicos.

01

Conceituada nessa área, a inglesa Meridian está lançando o Ultra DAC, uma solução de referência com construção robusta (16kg) em metal e vidro, para isolar mecanicamente o módulo contra vibrações. Possui componentes de primeira linha para reduzir o ruído, erros de quantização e jitter, que é a distorção por atraso de tempo e sincronismo no sinal digital. De acordo com a empresa, representada no Brasil pela Som Maior, o novo DAC opera com conversores de 384kHz por 24bits sobre placas dual mono, com fontes de energia isoladas para maior estabilidade.

02

O aparelho é compatível com formatos de alta resolução, como DSD 128, DXD e MQA (Master Quality Authenticated), este criado pela própria Meridian. Uma de suas inovações chama-se Hierarquical Converter, que emprega múltiplos conversores para aumentar a resolução temporal. O filtro Apodizante elimina distorções comuns em gravações digitais antigas, enquanto três modos de sobreamostragem (upsampling), à escolha do usuário, melhoram a reprodução de fontes com taxas de 44.1kHz e 48kHz.

Para reduzir o jitter (abaixo de 0,5Hz), a Meridian adotou placa dedicada com fontes reguladas, visando o mínimo de interferência por ruído e melhor isolamento do sinal. Há ainda um sistema de buffering para espaçamento temporal mais preciso entre as amostras na gravação, que resulta em apresentação mais clara dos instrumentos.

03

Conexões: entradas estéreo (XLR), ópticas, coaxiais (BNC e RCA), saídas balanceadas e RCA. Estas utilizam conversores de 192kHz/24bits e controle de volume, permitindo usar o Ultra DAC como pré-amplificador, conectado a um ou mais amplificadores. O conector Ethernet é compatível com a plataforma Meridian Sooloos de gerenciamento e streaming.

 

Fonte: Revista HomeTheater & CasaDigital – #245

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *