17 de março de 2017

Aspiração central: Limpeza mais prática e Ar mais limpo

Carregar o aspirador pela casa é passado.  Se você faz a limpeza de sua casa, tapetes e carpetes com um aspirador de pó portátil, que pode ser carregado por todos os ambientes da residência, saiba que já existe tecnologia no mercado capaz de tornar esta tarefa mais prática. O sistema de aspiração central é um dos produtos de automação residencial que chegaram ao Brasil e fazem o maior sucesso.

A aspiração central é um sistema que instala tubulações de PVC nos forros e paredes das residências que, ligadas a um aspirador central colocado em uma área de serviço, garagem ou lavanderia, carregam todo o ar aspirado pela casa até a central, que o filtra e expele sem que ele seja devolvido ao local já limpo. O sistema conta com tomadas espalhadas pelos ambientes, às quais as mangueiras de aspiração são conectadas para que a limpeza seja feita.

Estas tomadas possuem tampas e molas que as mantêm fechadas e evitam a entrada de objetos. Além disso, o motor somente começa a funcionar quando a mangueira é encaixada na tomada. Os tubos são como os utilizados para o encanamento de esgoto, de duas polegadas.

Outro mecanismo de limpeza que integra o sistema de aspiração central é o glutão ou pá automática. Ele costuma ser instalado em cozinhas e áreas de serviço, assim, quando o ambiente é varrido, ao invés de pegar os resíduos com uma pá, você pode acioná-lo com o próprio pé e deixar que a sujeira seja sugada para a central de aspiração.

c6505bcc-9bf2-4fda-8ac7-82027351a1f1-1

Instalação e manutenção

Não existe metragem mínima para a instalação da aspiração central. O sistema pode ser implantado em casa de qualquer tamanho. O momento ideal para acrescentar este modelo de automação em sua residência é durante a construção ou reforma, já que a colocação dos tubos exige que as paredes que receberão tomadas sejam quebradas. Geralmente, a tubulação fica sobre o forro.

Antes da instalação é preciso que um projeto com base na planta da casa ou apartamento seja feito para calcular a quantidade de tomadas necessárias para atender toda área que precisa ser aspirada. Além disso, é preciso verificar interferências da tubulação de aspiração central nos demais sistemas, como a instalação de ar condicionado.

9a38d244-1612-41b4-9bc2-b5964ce058ec-1

 

Ar mais limpo e casa mais valorizada

Além da valorização do imóvel e praticidade de não carregar o aspirador de pó pela casa, há ainda um ganho na qualidade do ar das residências onde o mecanismo é instalado, pois o equipamento consegue retirar ácaros, bactérias e fungos dos ambientes aspirados e teria eficiência maior do que as vassouras, que deixam a sujeira suspensa no ar, e os aspiradores de pó portáteis, que retornam o ar ao ambiente que está sendo limpo.

Fonte: BBEL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *