31 de março de 2017

Para onde vai a Tecnologia?

No mercado de tecnologia, não existe nada à prova de futuro”, disse um integrador americano ao site CE PRO, durante a CES, que aconteceu em Las Vegas em Janeiro. A frase ilustrou o levantamento anual promovido pelo site, que é voltado a profissionais de áudio, vídeo e automação residencial. Colhendo opiniões entre especialistas da indústria, a pesquisa enumerou as principais tendências da tecnologia de consumo para 2017, que são elas:

– Realidade Virtual

– Comandos por Voz

– Localização e coleta de dados dos usuários

– Fibra óptica em casa

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Mas quase todos os consultados deixaram no ar a dúvida: até que ponto o consumidor estará disposto a pagar pelas inovações que estão chegando?

Durante a CES, foi possível observar itens que atraem maior atenção. Um caso evidente é o da realidade virtual (VR, na sigla em inglês), que com seus óculos futuristas permite uma nova experiência audiovisual. Centenas de expositores apresentaram algum tipo de VR, tendência que é puxada por grandes marcas como Google, Facebook, Samsung e Sony. Segundo a CTA (Consumer Technology Association), será um imenso no mercado daqui a alguns anos, e a CES 2017 já deu muitas amostras.

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“Ainda vamos precisar de muita demonstração para as pessoas entenderem os benefícios da VR”, diz o diretor de pesquisas da entidade, Brian Markwalter. “Mas a tecnologia já está mudando nossas vidas, e para melhor, não só na área de entretenimento mas também na medicina. E as pesquisas que temos indicam que o consumidor, quando experimenta, não quer mais largar”.

A CTA divulgou na Feira um estudo sobre o potencial do mercado VR, indicando que usuários de games, viagens, shows de música e exercícios físicos têm maior potencial de aceitação. Mas, para alguns especialistas, há o risco dos tais óculos caírem na mesma vala comum do 3D, tão badalado anos atrás. O maior problema, em ambos os casos, é a produção de conteúdo compatível – o custo ainda é alto e não deve baixar a curto prazo.

Fonte: Revista HomeTheater & CasaDigital

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