9 de junho de 2017

Distribuição de áudio e vídeo

KanexPro

VÍDEO DISTRIBUÍDO

Até pouco tempo, ter um Sistema de vídeo distribuído em casa era coisa para poucos felizardos, dado o alto custo e complexidade de implantação desses sistemas. No entanto, temos visto nos últimos anos uma grande evolução tecnológica e diminuição de preço nos produtos desse mercado, fazendo com que, hoje em dia, praticamente qualquer pessoa possa ter um sistema desses em sua casa.

O QUE É O SISTEMA DE VÍDEO DISTRIBUÍDO?

Um sistema de vídeo distribuído é um conjunto de equipamentos e conexões que permite que uma ou várias fontes de vídeo (e áudio) fiquem disponíveis para exibição em todos os cômodos da casa. Por exemplo, um mesmo show reproduzido a partir de um Apple TV que esteja na suite master, pode ser assistido simultaneamente na cozinha e na sala de estar. (Abaixo, um exemplo de conexão em uma matriz 4×4 onde ha varias fontes de áudio e vídeo conectadas a matriz. O cliente poderá escolher a fonte de áudio e vídeo que será reproduzida em cada TV)

distribuicao de av

QUAIS AS VANTAGENS?

Uma vantagem é diminuir a quantidade de fontes de vídeo que você necessita numa residência. Por exemplo, se você tem quatro TVs em sua casa e deseja ter acesso a TV a cabo em todas elas, você precisaria de quatro receptores e pagaria por quatro pontos. Porém, quantas vezes todas as TVs estariam ligadas e sintonizadas simultaneamente na TV a cabo? Provavelmente nunca. Um sistema de vídeo distribuído permite que você tenha um ou dois receptores apenas, economizando na conta mensal. Outro grande benefício é a diminuição na quantidade de equipamentos de A / V necessários em cada ambiente. Com vídeo distribuído, todos esses equipamentos podem ficar escondidos num armário bem longe de vista.

Integrando a matriz de vídeo com um sistema de Automação, podemos ter a seguinte situação: Imagine que você esteja assistindo um Blu-ray no seu home theater e comece a se sentir cansado. Com um toque de tecla, você pode pausar o vídeo, desligar seu home theater e mandar o sinal para seu quarto, onde você poderá continuar assistindo no conforto da sua cama.

Com a junção da matriz e o sistema de automação, você pode facilmente ver no seu celular o que está sendo assistido em qual ambiente, definir quais cômodos podem assistir quais fontes e até mesmo definir horários de funcionamento para, por exemplo, evitar que as crianças fiquem assistindo a TV até tarde.

COMO FUNCIONA?

O coração do sistema é a matriz de vídeo. É nesse aparelho que você conecta suas fontes de vídeo, como receptores de TV via satélite e Blu-ray players. Essas fontes podem estar fisicamente ou distantes próximas da matriz, conectadas via cabos HDMI, ou distantes (por exemplo, se você deseja ter um player na sala de home theater), conectadas via cabo de rede. Essa conexão usando cabo de rede segue o padrão HDBaseT, que permite transmissão de vídeo em alta definição sem compressão, áudio, energia, internet e sinais de controle de equipamentos por um único cabo Cat5e ou superior. Para converter esses vários tipos de dados em HDBaseT e vice-versa se faz necessário um transmissor ou receptor especifico. É também a matriz que contém as saídas para TVs e projetores, que podem igualmente ser conexões HDMI ou HDBsaeT.

Há vários modelos de matrizes, diferenciando-se principalmente pela resolução suportada (4k ou Full HD) e pela quantidade de conexões de entrada e saída. Por exemplo, se você tiver seis fontes de vídeo e seis TVs, precisará de uma matriz 6X6. Algumas matrizes também têm uma combinação de conexões HDMI e HDBaseT.

(Abaixo fotos de produtos da linha KanexPro)

 

 

matriz de vídeo 8x8

matriz de vídeo 8×8

matriz de vídeo 4x4 HDBaset

matriz de vídeo 4×4 HDBaset

extensores de HDMI até 100m

extensores de HDMI

extensor DVI.HDMI

extensor DVI.HDMI

extensores de vídeo

extensores de vídeo

fonte HDMI para monitores

fonte HDMI para monitores

receptor HDBaset

receptor HDBaset

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *