26 de outubro de 2016

Caixas Acústicas (Parte II)

Na primeira parte deste artigo abordamos os tipos de alto-falantes que são utilizados em uma caixa acústica full-range, como o woofers, midranges e tweeters e a importância e a importância dos gabinetes e materiais.

Nesta sequência, dissertamos sobre os três tipos mais comuns entre as caixas acústicas dinâmicas.

A primeira e muito utilizada em instalações onde o espaço disponível ou o tamanho da sala é limitado, são chamadas de bookshelf. De dimensões reduzidas e normalmente com duas vias (woofer e tweeter), têm a vantagem de poderem ser utilizadas com amplificadores ou receivers de potência média e serem instaladas em estantes ou prateleiras, tomando pouco espaço.

Por serem compostas por apenas dois falantes, normalmente apresentam bom equilíbrio e coerência tonal. E como apresentam uma resposta de graves não muito extensa sofrem menos influências negativas da proximidade de paredes ou grandes superfícies.

01

Caixa em pedestal posicionada muito próxima à parede do fundo.

O outro tipo são as caixas tipo torre ou de piso. Nestes modelos, que apresentam normalmente três ou mais falantes, sendo ao menos um dedicado aos graves, as possibilidades de posicionamento se ampliam em muito.

Como não estão limitados ao espaço disponível no móvel, podem ser livremente movimentadas na área à frente do ouvinte, procurando-se a posição que melhor proporcione um bom equilíbrio tonal e um bom palco sonoro. Claro que estamos aqui falando de situações ideais, hipotéticas, mas que devem ser perseguidas com rigor. Quanto menos concessões forem feitas no quesito posicionamento de caixas, melhor o desempenho sonoro e a satisfação do ouvinte.

“De todas as variáveis que podem influenciar o equilíbrio tonal e o palco sonoro, o correto posicionamento das caixas acústicas é de longe a mais importante.”

As caixas devem ser posicionadas na sala de modo que as distâncias do(s) woofer(s) às paredes laterais e ao piso sejam diferentes entre si para que não ocorram reforços e cancelamentos indesejáveis em determinadas frequências baixas.

O correto posicionamento também ajuda muito a construir um palco sonoro sólido e tridimensional, com o som indo além do espaçamento entre elas e com uma correta sensação de profundidade.

Exemplo de caixas torre corretamente posicionadas.

Exemplo de caixas torre corretamente posicionadas.

Estas avaliações devem ser feitas em dois canais estéreo, sem nenhum efeito surround. O subwoofer também deve estar desativado. Somente depois que você conseguir um som homogêneo, limpo, sem ressonância evidentes nos graves e com um correto palco sonoro é o que os ajustes de corte de crossover (se houver) e a inclusão e ajustes do subwoofer serem feitas.

Sobre o assunto subwoofer, o leitor pode se indagar: mas este muitas vezes não é colocado justamente nos cantos da sala?

Sim, isto é verdade, e a eficiência acústica do mesmo é aumentada nestas circunstâncias, mas, como o sub atua por pouco mais de duas oitavas (2-Hz a 80-100Hz) o problema das ressonâncias é mais facilmente contornado por um bom ajuste de frequência de corte, fase e ganho.

03

Subwoofer corretamente posicionado

Caixas de embutir normalmente são utilizadas apenas para som ambiente e como caixas surround, mas hoje existem modelos com woofers de dimensões razoáveis, de duas ou três vias, capazes de desempenho surpreendente em termos de extensão de graves, com médios claros e envolventes aliados a agudos definidos e doces…

Caixas em pedestal corretamente posicionadas.

Caixas em pedestal corretamente posicionadas.

Se a instalação for pra um sistema de home theater, existem modelos em que os midranges e tweeters são instalados angulados dentro do gabinete para uma melhor resposta de frequência no ponto de audição.

Uma dica útil no caso de caixas de embutir para os canais surround é instalar as caixas um pouco mais distantes do sofá principal, não diretamente sobre a cabeça dos ouvintes. Isto permite uma maior integração do som e uma percepção mais natural dos efeitos sonoros.

 

303

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *