11 de janeiro de 2018

Para cada música, um vinho! Harmonizar vinho e música pode ser uma experiência prazerosa!

pp

Pode parecer brincadeira e soar estranho, mas fazer a combinação de estilos musicais com tipos de vinhos pode ser uma forma descontraída de degustar e conhecer ainda mais sobre o mundo das uvas. Além de propor um momento agradável com amigos ou a família, a relação entre o vinho e a música é mais que um momento sensorial.

Um estudo publicado pela “British Journal of Psychology” em 2011 revelou que o que ouvimos como som de fundo interfere diretamente no momento de degustar vinhos. Nesse estudo, os participantes foram divididos em grupos que fariam a prova de um tinto e um branco, ouvindo diferentes estilos musicais. Após cinco minutos de degustação, eles foram convidados a descrever os vinhos.

Os pesquisadores descobriram que os participantes tendiam a descrever os vinhos de forma semelhante às características da música que estava tocando – intenso e forte, sutil e refinado, leve e aveludado, refrescante e excitante – independente de o vinho avaliado ser o tinto ou o branco.

Um dos grupos, o que ficou em um ambiente silencioso, apresentou avaliações totalmente diferentes dos demais.

Os resultados da pesquisa mostraram que a música que os voluntários ouviram afetaram de forma substancial a maneira como o vinho foi percebido. Isso indica a razão de o ambiente de um local ser tão importante e explica por que a maioria dos restaurantes sofisticados quase sempre tocam música elaborada como som ambiente. Também pode explicar por que as pessoas gastam muito mais dinheiro em restaurantes que tocam música clássica em oposição a outros estilos musicais.

Propomos que você realize a experiência em casa, e sugerimos quatro harmonizações que vão lhe possibilitar extrair o melhor de ambos os protagonistas: o vinho e a música. Mas ao invés de propormos um tipo de vinho para acompanhar um estilo musical como música erudita ou jazz, vamos sugerir o vinho para alguns dos atributos que qualquer estilo possa ter, como uma música vibrante, contagiosa, contemplativa, introspectiva, etc.

Combinações:

Champagne

Champagne and cork exploding from bottle

Eclético, vai bem com qualquer estilo musical, um alegre e descontraído, como um pop atual, um clássico romântico, um rock leve ou um jazz anos 50-60.

Sugestão de música:

00028947984078-cover-zoom

Vivaldi – As Quatro Estações

_________________________________________________________

Vinhos Brancos Leves

cardapio_vinhos_interna

Também muito versátil, vai bem com jazz bem melódico, sinfonias leves, óperas de Verdi, MPB, Pop-Rock e jazz mais elaborado.

Sugestão de Música:

Paul_McCartney_&_Wings-Band_on_the_Run_album_cover

Paul McCartney – Band on the Run

_______________________________________________________

Vinhos Tintos Leves e Médios

shutterstock_115009072

Talvez os vinhos mais difíceis ao paladar brasileiro, um tinto leve e elegante como os Rioja ou Pinot Noir pedem algo de mais sofisticado na música, algo introspectivo ou contemplativo. Sugerimos beber ouvindo peças não muito vibrantes de piano, um quarteto de cordas, um jazz introspectivo tipo Keith Jarrett, Chet Baker, Billie Holiday ou um pop bem romântico.

Sugestão de Música:

71qB9BWl-HL._SL1400_

ou também Beethoven – Sonata ao Luar e Elton John – Goodbye Yellow Brick Road

_______________________________________________________

Vinhos Tintos Encorpados:

55884d8d565ae8.89488611

Seja um Bordeaux de qualidade, um bom Douro, um Malbec ou um Cabernet Sauvignon do novo mundo, este estilo de vinho pede um acompanhamento musical mais denso e dramático. Perfeito se a sua escolha for um Led Zeppelin ou Guns N’Roses, mas cai muito bem com óperas dramáticas, jazz dos anos 60-70 ou sinfonias densas.

Sugestão de Músicas:

g74cyFL

ou Beethoven – 9ª Sinfonia e John Coltrane – A Love Supreme

_______________________________________________________

Divirta-se com as escolhas e aproveite com moderação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *